segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O que são corantes reativos

Corantes têxteis são compostos orgânicos cuja finalidade é conferir a uma certa fibra (substrato) determinada cor, sob condições de processo preestabelecidas. Os corantes têxteis são substâncias que impregnam as fibras de substrato têxtil, reagindo ou não com o material, durante o processo de tingimento. Os componentes têxteis que controlam a fixação da molécula cromofórica ao substrato constituem a base para que ocorra a divisão de corantes têxteis em categorias. Exige-se, para cada tipo de fibra, uma determinada categoria de corante.
Para as fibras celulósicas, como o algodão e o rayon, são aplicados os corantes reativos, diretos, azóicos, à tina e sulfurosos. No caso das fibras sintéticas, deve-se distinguir entre as fibras e os corantes aplicados, principalmente no caso de: Poliéster – corantes dispersos; Acrílicos – corantes básicos; e Nylon (poliamida) – corantes ácidos. Restam, ainda, fibras menos importantes no mercado brasileiro como a seda, para a qual são aplicados corantes reativos, e a lã, que recebe corantes ácidos e reativos.
Outros critérios, além da afinidade por uma certa fibra têxtil, influenciam na aplicação de um determinado corante. O processo de tingimento é um dos fatores. Em sua maioria, esses processos podem ser divididos em categorias (contínuo, semicontínuo e por esgotamento), o que define a escolha do corante adequado.
São também fatores decisivos para a seleção do corante adequado as características técnicas que se quer atingir em matérias de solidez como, por exemplo, à luz, à fricção, ao suor, etc.
A utilização de corantes no Brasil concentra-se, principalmente, nos corantes reativos para fibras celulósicas, que hoje respondem por 57% do mercado, seguidos pelos corantes dispersos, com 35%, poliamida, com 3% e acrílico, com 2 %.


Corantes Reativos: O processo de tingimento reativo apresenta como principal característica a fusão (reação química) dos corantes e pigmentos com a fibra a ser tingida impedindo assim que haja um desbotamento ou perda e alteração da cor original quando da lavagem ou uso. São corantes contendo um grupo eletrofílico capaz de formar ligação covalente com grupos hidroxilas das fibras celulósicas, com grupos aminos, hidroxila e tióis das fibras protésicas e também com grupos aminos das poliamidas. Entre os corantes reativos os principais possuem o grupo cromóforo azo e antraquinona e grupos reativos clorotriazinila e sulfatoetilsulfonila.

Apenas 4 cores são usadas: turquesa, amarela, preta, magenta (rosa pink).  destas 4 cores básicas e possível fazer infinitas cores. 
e usando apenas o preto ou água podemos fazer infinitos tons de uma mesma cor.

2 comentários:

  1. Não entendo mais que eu leio.te sigo procurando suas matérias. Quero tingir minhas próprias linhas e tecidos. Faço patchwork crochê trico
    Minhas irmas bonecas e fuxicos. O tingimento é parao nosso consumo de acordo com a necessidade. Me ajuda por favor. Moro num lugat que tudo pra artesanato e feito pela internet. Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  2. Para comprar alguma coisa de material para artesanato tem que ser pela internet

    ResponderExcluir